• Parada e publicações / Pause et publications

    PORTUGUÊS

    Caros leitores, como vocês perceberam, o blog ficou parado por algum tempo. Pois, me desculpo por isso, mas vai ser a ocasião para dar mais uma dica: pensem em gravar suas fotos em 2 ou 3 suportes distintos.
    Pois, a razão da parada do meu blog e que perdi muito tempo porque meu HD principal queimou. Ainda bem que quase não perdi nada, já que tenho um segundo HD externo para backup, e gravou tudo também em DVDs. Mesmo assim, perdi muito tempo porque meus softwares estavam no HD e as fotos estando editadas e tratadas também.
    No outro HD, gravo os originais assim que estiver em casa, e as fotos tratadas quando o conjunto for pronto. Nos DVDs, gravo as fotos prontas em JPG com os originais em RAW.
    Por isso, a perda, mesmo que sendo 500 GB de dados, não foi muito grande. O HD foi para a garantia e estou esperando a substituição...

    Para a volta no ar, divulgo minhas últimas publicações e convido meus leitores a mandar suas fotos para a Fotografe Melhor para que eu as comente! (veja abaixo como participar: http://u5562.direct.atpic.com/33645/tgawfnwxxrogjnqpdpkj/1869107/0.jpg )

    1/ A primeira edição da seção Raio X na Fotografe Melhor:
    Fotografe Melhor Raio X Laurent Guerinaud comentarios fotos leitores

    2/ As fotos das Galápagos que divulguei aqui, na revista Viaje Mais:
    Viaje Mais - Galpagos - Laurent Guerinaud

    Viaje Mais - Galpagos - Laurent Guerinaud

    Viaje Mais - Galpagos - Laurent Guerinaud Viaje Mais - Galpagos - Laurent Guerinaud

    E a sair logo, a Técnica & Prática com artigo sobre a combinação das cores...



    FRANÇAIS

    Chers lecteurs, comme vous aurez pu le constater, le blog n’a pas été actualisé depuis quelques temps… Je m’en excuse et en profite pour glisser un conseil : pensez à toujours sauvegarder vos photos sur au moins 2 ou 3 supports différents.
    En effet, la raison du retard pris sur mon blog est que j’ai perdu beaucoup de temps suite à une panne de mon disque dur principal. Heureusement, je n’ai pas perdu beaucoup de données car j’utilise un second disque dur externe, sur lequel je copie tout, et je grave systématiquement mes photos sur DVD. J’ai cependant perdu beaucoup de temps car l’ensemble de mes logiciels étaient installés sur ce disque et toutes les photos en cours de traitement et d’édition n’étaient que sur ce disque.
    En effet, sur le disque externe, je copie les originaux immédiatement et les photos prêtes, une fois l’ensemble traité. Tout ce qui était en cours a été perdu… Sur les DVD, je grave les originaux RAW et les photos prêtes en JPG.
    Heureusement, la perte de 500 Go de données n’est donc pas si pénalisante, et le disque dur est parti en garantie, j’attends donc maintenant la substitution…

    Pour le retour de mon blog, je vous propose de prendre connaissance de mes dernières publications ci-dessus :
    1/ Première édition de la rubrique Raio X (Rayon X) de la revue Fotografe Melhor, dont je suis responsable.
    2/ Les photos des Galapagos dévoilées ici, publiées dans la revue Viaje Mais.

    Et d’ici peu, va sortir le numéro 15 de la revue Técnica & Prática, avec un article sur l’harmonisation des couleurs.


    Tags Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
  • Comments

    No comments yet

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Add comment

    Name / User name:

    E-mail (optional):

    Website (optional):

    Comment: