• Curso de fotografia

    Foram divulgadas essa semana, no site do Instituto Internacional de Fotografia (IIF), as informações relativas à minha pareceria com o mesmo e ao curso que vou ministrar em dezembro.

     

    Eu acho que no Brasil, a maioria dos cursos e das conversações dos fotógrafos ficam focados no uso dos recursos das máquinas, ou, mais precisamente, nos processos de restituição duma cena no papel, ou no monitor do computador. Porem, 90% da beleza duma foto é construído pelo olhar do fotografo na frente da cena que registra. Só outro 10% procede do equipamento, do uso dele, do processamento das cores e tal.

     

    A meta do curso que estou propondo é ajudar os fotógrafos em construir suas imagens antes do click, ou seja, saber o que deve aparecer na foto para que ela renda sucesso e, claro, como conseguir o resultado desejado.

    O diferencial desse curso é que em vez de ensinar como conseguir vários “efeitos” deixando os fotógrafos adivinhar qual o uso que vão fazer dos determinados efeitos, eu pretendo habilitar o olhar dos alunos para que saibam determinar o resultado que eles procuram na frente duma determinada cena, e daí, usar os “efeitos” apropriados quando precisar.

     

    Meu olhar fotográfico foi desenvolvido na Europa e se tintou das especificidades da fotografia brasileira após minha instalação em São Paulo, faz 2 anos. Com certeza, essa dupla cultura fotográfica dá um toque ainda mais interessante ao curso.

     

     

    Segue o programa completo e o agenda do curso. As inscrições estão abertas, não percam tempo já que o numero de vagas é limitado.

     

     

    OLHAR FOTOGRÁFICO
    Habilitando seu olhar para construir a beleza na suas fotos

    Através desse curso tanto teórico como prático, os fotógrafos vão aprender a usar os elementos de composição que conduzem à construção de imagens harmoniosas e fluentes.
    O objetivo do curso é interiorizar o uso dos princípios básicos de composição para desenvolver a criatividade na construção de fotografias que se destaquem.

    Programa:
      • Conhecer e aplicar as regras básicas de composição para construir imagens harmoniosas
      • Retratar o espaço numa imagem plana
      • Associar as cores e conhecer o simbolismo delas
      • Brincar com o desfoque
      • Usar essas ferramentas com criatividade para construir imagens que se destaquem

    Pré-requisitos: Câmera digital ou analógica para desenvolvimento dos trabalhos durante o curso. Conhecimento do modo de uso da própria câmera. (facultativo)
    Carga horária: 20h – 5 encontros de 3 horas + uma saída de 5h
    Custo: R$ 500 (R$ 450 à vista) - vagas limitadas
    Agenda: terças-feiras & quintas-feiras (1-3-8-10-15/12/09) das 19 às 22h + saída de 5hs sábado 12/12/2009
    Local: Espaço Instancolor - Rua Tomaz Carvalhal 92, Paraíso - CEP 04006-000 - São Paulo - SP - Brasil

     

    Estou viajando até o meio de novembro. Então, deixo aqui os contatos do IIF, onde já podem se inscrever e esclarecer suas duvidas:

    Site: www.iif.com.br

    Mail: cursos@iif.com.br

    Tel : (11) 3021-3335


    Tags Tags: , , ,